Compartilhar
Com certeza você já ouviu estas três palavras: enófilo, enólogo e sommelier, inclusive já pode tê-las confundido em algum momento. Com o vinho ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, novos termos também passam a fazer parte de nosso vocabulário. Mas você sabe a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?
Definições de enófilo, enólogo e sommelier
Embora com significados próximos, existe diferença nas definições destes três termos: enólogo, enófilo e sommelier.
O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis traz as seguintes descrições:
Enófilo: que ou aquele que gosta de vinho.
Enólogo: especialista em enologia. Enologia: ciência e arte do cultivo da videira e da preparação do vinho.
Sommelier: indivíduo especializado em bebidas alcoólicas, principalmente vinhos, e que, num restaurante, além de cuidar da compra, do armazenamento e da elaboração da carta de vinhos, é o responsável por indicar a bebida que melhor harmoniza com o prato escolhido pelo freguês.

Em outras palavras, de certa forma, enófilos somos todos nós; eu, você que chegou até aqui procurando aprender sobre o assunto, somos amantes do vinho.
Já o enólogo é o profissional com formação técnica, com graduação em enologia, que está apto a produzir o vinho. Ele é responsável por toda produção, desde o campo até o produto final, cuidando de todas etapas relacionadas – viticultura, vinificação, engarrafamento, envelhecimento, análises química e sensorial etc.
Por fim, sommelier – ou no feminino, sommelière – é o especialista em vinhos e demais assuntos relacionados ao serviço da bebida. Ele pode atuar tanto em restaurantes, wine bar, como em importadoras, lojas especializadas e empórios, sempre orientando o cliente de acordo com suas necessidades, paladar, possibilidade financeira, sugerindo harmonizações, formas corretas de armazenamento, serviço etc.
(Foto: Canva/dardespot)