Compartilhar
A Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc são duas das mais populares – e apreciadas – uvas tintas do mundo. Originárias da França, as duas variedades pertencem à família Cabernet, e são cultivadas em todo o mundo, produzindo vinhos tintos complexos e elegantes.
Entretanto, apesar de suas semelhanças, existem algumas diferenças importantes entre elas, que influenciarão o sabor, o aroma, a cor e o potencial de envelhecimento dos vinhos produzidos.
Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre essas duas uvas, mas antes, é fundamental mergulharmos em suas raízes.
1. Origem e história
Embora a Cabernet Sauvignon seja conhecida como a “rainha das uvas tintas”, visto sua tamanha popularidade e por ser a casta com maior área de cultivo no mundo, cerca de 3,2 milhões de hectares, a Cabernet Franc é o começo de tudo.
Apesar de algumas discussões sobre a localização exata da origem da Cabernet Franc, a versão mais aceita é que ela tenha surgido em uma região entre o sul da França e o nordeste da Espanha e, em algum momento do século XVII, mudas foram levadas para a região de Bordeaux, na França. Outra hipótese é que essa variedade seja mesmo da região de Bordeaux, e ainda, outras suposições indicam sua origem no Vale do Loire.
Foi então, em meados do século XVIII, em Bordeaux, que surgiu a Cabernet Sauvignon, resultado de um cruzamento natural entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc, e que rapidamente se espalhou pelo mundo graças a sua alta adaptabilidade a diferentes regiões e ganhou sua merecida fama.
Além da Cabernet Sauvignon, estudos de DNA realizados na década de 1990 comprovaram que a Cabernet Franc também originou outras castas muito famosas – a Merlot e a Carménère.
2. Características físicas
Semelhantes na aparência, as duas uvas são de tamanho médio, com cachos compactos e bagas pequenas. Ambas videiras são vigorosas e com boa resistência a pragas.
No entanto, a Cabernet Sauvignon tem casca mais grossa do que a Cabernet Franc, o que faz com que seus vinhos tenham maior teor de taninos, tornando-os mais estruturados e duradouros. Assim como os vinhos feitos com a Franc, tendem a ser mais claros, leves e macios em comparação aos elaborados com a uva “filha”.
Outra diferença diz respeito ao período de maturação. A Cabernet Franc floresce e amadurece cedo, cerca de uma semana antes da Sauvignon.
3. Características organolépticas
Talvez uma das distinções mais notáveis entre as duas Cabernets resida em seus perfis de sabor.
Como citado anteriormente, geralmente os rótulos produzidos com Cabernet Sauvignon tendem a ser mais intensos e robustos, com taninos firmes e acidez marcante. Suas notas características incluem frutas negras, como cassis, amora e toques de pimenta-preta. Além disso, essa uva tende a envelhecer bem, ganhando complexidade e suavizando seus taninos com o tempo.
Já os vinhos elaborados com a Cabernet Franc são muito conhecidos por sua elegância e suavidade. Normalmente, trazem notas florais, como violeta, e frutadas, que remetem à framboesa e cereja. Seus taninos são mais delicados se comparados aos da Cabernet Sauvignon.
4. Potencial de envelhecimento
Devido a sua maior acidez e maior carga tânica, os vinhos produzidos com Cabernet Sauvignon têm um potencial de envelhecimento superior aos vinhos produzidos com Cabernet Franc. Eles podem envelhecer lindamente por 10, 20 ou até 30 anos, desenvolvendo aromas mais complexos e sabores mais suaves.
5. Harmonizações gastronômicas
Tanto os vinhos produzidos com Cabernet Sauvignon quanto os com Cabernet Franc fazem ótima companhia a carnes vermelhas grelhadas ou assadas, caça, aves e queijos.
A robustez da Cabernet Sauvignon é uma excelente escolha para pratos mais intensos, como carnes mais gordurosas e queijos envelhecidos. Se você procura um vinho que pode resistir ao teste do tempo em sua adega, a Cabernet Sauvignon é uma opção atraente.
Já a Cabernet Franc brilha em harmonizações mais sutis, sendo uma escolha ideal para pratos à base de aves, vegetais grelhados e queijos mais leves.
Cabernet Sauvignon x Cabernet Franc
A Cabernet Sauvignon e a Cabernet Franc são duas uvas tintas importantes e populares, que produzem vinhos complexos e elegantes, mas com características distintas.
A Cabernet Sauvignon é uma uva mais robusta, com taninos mais pronunciados e um potencial de envelhecimento superior. Já a Cabernet Franc é uma uva mais leve e frutada, com taninos mais suaves.
A escolha da uva certa para um determinado vinho depende de uma série de fatores, como o clima, o solo e o estilo desejado. Mas uma coisa é certa, ambas são excelentes opções para quem busca vinhos tintos de qualidade.
(Foto: Canva/Dorin_S)