Compartilhar
A Xinomavro é uma uva autóctone da Grécia, com altos teores de acidez, o que inclusive justifica o seu nome: xino (azedo) e mavro (preto). Que tal explorar mais sobre essa variedade menos conhecida em outras regiões vinícolas do mundo? Siga então a leitura e vamos aprender mais sobre ela.
Descobrindo a Xinomavro
O nome Xinomavro vem da combinação de ‘xino’ (azedo) e ‘mavro’ (preto), o que traduz bem uma das características mais marcantes dessa uva tinta: os altos níveis de acidez. De personalidade multifacetada, ela dá origem a tintos, rosés, espumantes e até vinhos doces.
Seu nome é bem estranho, confesso (se pronuncia ksino-mav-roh) e ela é a uva mais importante de Naoussa, na Grécia. Os entusiastas chegam a compará-la com a Nebbiolo, pois assemelha-se em sabor, com notas de cereja escura, alcaçuz e pimenta da Jamaica.
Plantada em todos os cantos do centro e norte da Grécia, a Xinomavro é exigente e necessita de um terroir adequado, com baixos rendimentos por hectare e condições climáticas específicas para revelar todo o seu brilho.
Naoussa é a denominação mais importante associada à Xinomavro, já que seus vinhos devem ser varietais. Situada no meio do norte da Grécia, é uma área montanhosa e verdejante, com invernos frios a rigorosos, e verões de mornos a quentes. Além disso, as vinhas estão localizadas predominantemente em solos argilosos ricos em calcário (marga).
Em outros locais, a variedade é combinada a variedades internacionais, como Merlot e Syrah, em uma tentativa de suavizar sua natureza austera e atrair um público mais amplo. Estes blends são permitidos apenas sob as designações regionais de IGP.
Estilos
A Xinomavro produz um vinho poderoso, com taninos firmes, acidez marcante e com alto potencial de envelhecimento – acima de dez anos. Além disso, seus aromas complexos trazem notas de frutas vermelhas – framboesa e cereja -, ameixa seca, flores, tomate, azeitona, anis, tabaco e nozes. Já o envelhecimento em barricas de carvalho torna-se evidente em notas sutis de especiarias.
Harmonização
Os vinho elaborados com a Xinomavro são muito gastronômicos e fazem ótima companhia a alimentos com sabores intensos e ricos. Sirva com massas ao molho de queijo, risoto de cogumelos, frango e porco assados ou ainda um bife old-aged.
(Foto: Wine Origins)