Compartilhar
A uva Merlot é famosa por geralmente produzir um vinho fácil de beber, com uma textura suave e elegância notável. Isso a torna uma das variedades de uva tinta mais populares ao redor do mundo.
Por isso, os rótulos feitos com a Merlot são uma excelente escolha para iniciantes no mundo do vinho, oferecendo versatilidade para serem apreciados sozinhos ou em harmonização com uma variedade de pratos.
Atualmente, cultiva-se a Merlot em diversos países da Europa e do Novo Mundo, incluindo regiões da África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e América.
Origem e cultivo da Merlot
A Merlot é o resultado de um cruzamento entre a Cabernet Franc e a Magdeleine Noire des Charentes. Ela tem uma longa história na região francesa de Bordeaux, que remonta o ano de 1784, quando já havia referências suas em documentos antigos.
Inicialmente, foi escolhida para ser parte de blends tintos junto com a Cabernet Sauvignon, contribuindo com sua suavidade característica, em blend altamente apreciado no mundo todo.
Embora seja uma uva amplamente cultivada, a produção de Merlot requer habilidade e cuidado. As videiras preferem solos frios e bem drenados, mas estão sujeitas a geadas nos estágios iniciais e a ataques de fungos e pragas. Além disso, o rápido amadurecimento das uvas pode resultar em colheita fora do ponto ideal.
Estilos e características
Os vinhos elaborados com a Merlot podem variar de macios e frutados, com taninos suaves, a estruturados e complexos, com sabores intensos de frutas. Independentemente do estilo, tendem a apresentar um final suave e redondo.
Em Bordeaux, os vinhos tendem a ter maior acidez e menor teor alcoólico, com notas florais e vegetais, enquanto os exemplares do Novo Mundo possuem mais corpo, notas frutadas e teor alcoólico.
Os aromas e sabores típicos incluem frutas maduras como cassis, cereja, amora, mirtilo e ameixa, além de notas terrosas, de couro, cogumelo, tabaco e pimentão. Também apresenta sabores florais e herbáceas, como eucalipto, menta, orégano, alecrim, louro e tomilho. O envelhecimento em carvalho adiciona nuances de caramelo, chocolate e baunilha.
Harmonizações perfeitas
A versatilidade da Merlot a torna uma ótima escolha de harmonização para uma variedade de pratos. Combina especialmente bem com carnes vermelhas grelhadas, frango, peru, pato e porco.
Na culinária italiana, é uma excelente escolha para massas com molho de tomate. Queijos macios como Brie, Camembert, Gouda e Gruyère também combinam perfeitamente. Fuja daqueles de sabores mais forte, como Roquefort e Gorgonzola.
Evite pratos muito picantes, que podem interferir negativamente no sabor do vinho, e experimente com receitas à base de cogumelos e pizzas variadas para uma experiência gastronômica excepcional. A dica é acompanhar os vinhos de Merlot com alimentos que tenham intensidade de sabor igual ao vinho.
(Foto: Canva/MireXa)
LEIA TAMBÉM